i2ADS apresenta
Andaimaria

Geometria nas Faculdades de Belas Artes e de Design Gráfico

Encontro Lusófono de Faculdades Parceiras

6 - 8 maio 2019 — Porto, Portugal

i2ADS — Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Junta de Freguesia do Bonfim, Porto

Oradores convidados

Margarida Calado

Margarida Calado

Natural de Lisboa, licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1973) e doutorada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1996), foi docente no ensino liceal (1970-1973) e a partir do ano letivo de 1973-74 e até dezembro de 2017, altura em que se jubilou, percorreu as etapas da carreira docente de assistente eventual a professora associada, na área de Ciências da Arte, tendo lecionado disciplinas de História da Arte, História da Arquitetura, Iniciação à Estética, Teoria da Arte, Teoria e História do Desenho, nas diversas licenciaturas da Escola Superior e depois Faculdade de Belas Artes. Foi também docente dos Mestrados de Teoria da Arte, Educação Artística, Anatomia e Desenho, onde lecionou disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico, Teorias da Arte, Teoria e História do Desenho e História do Ensino Artístico, disciplina que criou. Foi ainda coordenadora dos Mestrados de Educação Artística e Ensino das Artes Visuais e professora no Doutoramento em Educação Artística das Universidades do Porto e de Lisboa. É autora de diversos artigos, de comunicações a congressos e outros eventos científicos, tendo colaborado com diversas entradas no Dicionário da Arte Barroca em Portugal (1989), e sendo autora dos livros Azeitão (1ª ed., 1993; 2ª ed., 1994), O Convento de S. Francisco da Cidade, editado pela Faculdade de Belas Artes (1º ed., 2000; 2ª ed. Revista, 2018) e sendo co-autora do Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura (2005) e de Artes Plásticas no Montijo. Passado e Presente (2015).

João Pedro Xavier

João Pedro Xavier

Arquiteto e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, na qual se licenciou em 1985, doutorou em Arquitetura em 2005 e obteve o título de agregado em 2017. Atualmente, é Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. No início da sua carreira académica, lecionou Geometria na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalhou no gabinete de Álvaro Siza de 1986 a 1999. Paralelamente, estabeleceu-se como arquiteto por conta própria.João Pedro Xavier é membro dos grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH) – e – Digital Fabrication Laboratory (DFL) – dedicando especial atenção à relação entre a arquitectura e a matemática, sendo a perspectiva o seu principal tema de investigação.  É autor dos livros “Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva” (FAUP Publicações, 1997)  e “Sobre as origens da perspectiva em Portugal” (FAUP Publicações, 2006). Publicou diversos trabalhos e artigos sobre o tema, proferiu conferências e lições e realizou acções de formação de professores. É editor correspondente do “Nexus Network Journal” e membro do conselho executivo da “Resdomus”.

Madalena Grimaldi

Madalena Grimaldi

É arquiteta, professora e Diretora da Escola de Belas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Arquitetura, doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e pós-doutorado pelo Transtechnology Research Group, Plymouth University, Inglaterra. Desde 2006 atua como professora do Departamento de Técnicas de Representação Gráfica na Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Associado, desenvolvendo trabalhos na área de Linguagens Técnicas de Representação da Forma e Raciocínio Espacial, especificamente nos seguintes temas: Percepção Visual, Metodologias de Ensino, Interseções entre Arte e Matemática, Processo Criativo, Geometria Dinâmica e Computação Gráfica. É líder do grupo de pesquisa “Percepção Visual e Representação Projetiva” cadastrado no CNPq e atua também como avaliadora institucional e de cursos do Ministério da Educação.